terça-feira, 2 de julho de 2013

IH 171 - 2013-1s – Sexto Encontro- 20/06/2013

Nesta aula exploramos as definições de marketing, os conceitos de composto de marketing e de estratégia de marketing e a figura que segue:


Exploramos as seguintes definições de marketing da AMA – Associação Americana de Marketing:
  • Do ano 2000: Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, definição de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.
  • De ano 2005: Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a empresa e seu público interessado.
  • De 2008: Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros, e para a sociedade em geral.

Da exploração extraímos as seguintes conclusões:


  • A visão do que seja marketing migra de uma condição geral de processo para uma maneira de pensar e gerenciar os negócios, pois sai do micro do processo conceitual, passa pela sua localização dentro da organização e vai para o macro da sua repercussão sobre os parceiros das organizações e demais atores do ambiente de negócios. Atualmente o marketing é uma Instituição.
  • Migra do foco nas trocas para o foco no valor para o cliente e na gestão e desenvolvimento dos relacionamentos entre os que compram e vendem (que trocam).
  • que público atenderei com minha proposta de valor para o cliente?
  • como quero ser visto pelos compradores e consumidores em relação aos concorrentes?
  • o que posso fazer para reforçar meu desejo de ser visto de uma determinada maneira?



Também extraímos alguns detalhes que, reunidos, formam a figura que exploramos. Ela oferece um valioso serviço. Afinal, como é que, na prática, uma empresa pode assumir a pretensiosa condição de criar, comunicar, distribuir e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros, e para a sociedade em geral? Pretensiosa porque não é pouco o que ela propõe ou sugere.

De maneira geral, só se oferta o que é necessitado ou desejado por um público, se próximo a ele e interagindo com ele, o ofertante estiver. Uma das maneiras de fazer isso é via pesquisa de mercado, um dos próximos temas a serem estudados. A pesquisa desvela o que está latente, reprimido, experimentado ou a espera de um canal para extravasar.

De posse das informações oriundas da pesquisa, as empresas precisam desenvolver a estratégia de marketing, cujo núcleo é caracterizado pela sequência/relação “segmentação, posicionamento e diferenciação” (ver Figura). Questões simples devem ser respondidas, já que enfrenta-se concorrência a todo instante:


Tudo o que a área de marketing visualiza e projeta para uma marca ou categoria, tem que ser materializado por meio das ações (decisões) de produto, preço, praça, promoção, pessoas e processos, os pilares da estratégia. Essas ações dão vida ao projeto, pois são, em sua essência, informações/conteúdos estratégicos que irão influenciar o comportamento de compra e consumo. Por exemplo, o que acontece todas as vezes que se muda a embalagem, rótulo ou preço de um produto? Há uma resposta dos compradores e consumidores, eles reforçam o que acharam comprando ou não o produto.

A base de tudo, isto é, os fundamentos sobre os quais repousam as ações de marketing, são formados pela cultura organizacional e pelas capacitações possuídas pela empresa. É muito importante que qualquer que seja a pretensão competitiva de uma empresa, esta será, em sua maior parte, evidenciada por meio das ações de marketing. E que ela esteja em sintonia com o que informam os códigos da cultura organizacional e respaldadas pelas capacitações da empresa. Em suma: como uma empresa irá fazer aquilo que seus membros não acreditam e para o que ela não tem as capacitações necessárias?

É importante ressaltar que os temas vistos na figura solicitam maior profundidade de análise, e isto será mais bem entendido conforme o estudante passar pelo curso.

Durante a aula foi mostrado o caso do Toblerone Tobelle. Mostramos como que a Lacta procurou ser precisa ao tentar posicionar seu produto/marca no mercado de Gifting (presentear). A empresa sabe que a posição ocupada pela Ferrero Rocher no trade tradicional de chocolates (varejos e atacado) é muito confortável e forte. Ela também sabe que precisa ser referência nesse mercado e nesse segmento do trade, dado que ela não tem como atacar o trade das empresas franqueadoras, como Kopenhagen, Cacau Show e Brasil Cacau.

Durante a construção das ideias sobre a ação de marketing, tivemos certa carga de poesia e filosofia, principalmente quando falamos sobre o que significa presentear. Deste momento sensível, saiu a contribuição da colega Tania Issacar, extremamente rica:

" Porque a essência do Marketing é despertar nos clientes sentimentos, simbolismos e paixão. Onde ocorre um encontro apaixonado entre o consumidor e o produto que se elegeu diferenciado tornando-se único para a pessoa, realizando um casamento entre os mesmos, e, sendo passível a uma separação por troca a um outro produto de mesma categoria, quer dizer, uma troca por outros sentimentos elevados despertados".

Certamente, outra maneira de ver a “arte e ciência de enfeitar o bolo”. 

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