terça-feira, 18 de junho de 2013

Reflexão - Aula de marketing MBA de Gestão de Hotelaria - UFRRJ

"Seropédica não tem hotel", é o que dizem muitos dos que conhecem a cidade e tem alguma relação com ela. Pode ser a opinião de estudantes da UFRRJ, de trabalhador que precisa ficar por aqui durante a semana, de viajantes ou de alguém que para cá vem para resolver alguma coisa do seu interesse.

Mas Seropédica tem um hotel. Ainda que pouco conhecido e que, quando visto de perto, chame mais atenção pelo quanto precisa ser transformado, a cidade tem um hotel. Com este quadro, é natural que surjam especulações sobre a excelente oportunidade para fazer investimento nesse mercado nesta região.

O desconhecimento da existência de um produto ou marca é reflexo direto de problemas no esforço de comunicação. Entretanto, mesmo que houvesse um bom esforço de comunicação por parte dos seus proprietários, este hotel não daria conta da demanda que se manifesta por hospedagens. Esta demanda, frisa-se, é conhecida informalmente, resulta do somatório de falas das pessoas sobre a necessidade que alguém manifestou. Não há qualquer pesquisa formal que aponte projeções confiáveis sobre a demanda por hospedagens em Seropédica. Não se sabe nada do ponto de vista quantitativo - quantos demandariam? - nem do ponto de vista qualitativo - o quê demandariam?.

Aprofundando as reflexões sobre "o quê demandariam?", pode-se dizer que não se sabe:
- Por que ficar em Seropédica e não em outra cidade?
- quanto as pessoas estariam dispostas a pagar?
- que tipo de serviços buscam e/ou desejam?
- quem são eles? (consideremos que não sabemos nada sobre gênero, faixa etária, nível sócio-cultural, atividade desenvolvida, padrões de mobilidade e acessibilidade etc.).

Enfim, não sabemos muito sobre a demanda, não temos muitas informações sobre ela. Sequer sabe-se sobre eventos da região e que, logicamente, são fatores de atração de clientes para hospedagem.

Também sabe-se muito pouco sobre a oferta. Tem-se um hotel e algumas pousadas. Sabe-se que a UFRRJ está construindo um Hotel-Escola para atender ao curso de Hotelaria que ela oferece, mas não se sabe sobre como ela vai gerenciar esse empreendimento, ou seja, quais são seus objetivos estratégico.

Até o presente momento não foi feito nenhum estudo sobre as diferentes características dessa oferta: não se sabe sobre a capacidade, ou seja, quantas vagas existem, como elas se diferenciam em termos de atributos e benefícios ofertados e as condições existentes para serem acessadas e usufruídas. E nas cidades vizinhas, o que se tem em termos de serviços de hospedagem e eventos?

O não saber sobre a oferta revela desconhecimento sobre outra questão importante quando se trata de investir nesse mercado: dos elementos que definem o padrão de concorrência, rivalidade. Tem alguma empresa investindo atualmente por aqui? Houve compra de terrenos por parte de empresas que operam nesse mercado? Nada se sabe. Isso resultada da ausência da figura do poder público ou de algum órgão como ator catalisador dessas questões que acabam por definir a dinâmica do mercado. Também não se sabe das leis locais que definem as condições para construir e operar hotéis e dos custos de materiais, mão de obra e terrenos para construção.

  • Afinal, você investiria por aqui? 
  • Se você fosse do poder público, o que faria para ajudar? 
  • Se você fosse uma agência de estudo ou fomento, que elementos deveriam ser considerados para aperfeiçoar o setor?
  • Se você fosse investir, qual seria a sua aposta? (Defina, usando visão e conceitos de marketing e de gestão, o produto completo que ofereceria ao mercado - serviço, preço, onde ficaria, como se comunicaria).
  • se você quer melhorar essa avaliação, que contribuições você daria para ela ficar cada vez melhor? 





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