IH 171 - 2013-1s – Quarto Encontro- 13/06/2013
Nesta
aula, abordamos a situação da MoniDani. Dentre
as considerações feitas, destacam-se:
- empresa com mercado consolidado;
- desafio para diversificar o portfólio;
- Atender novos públicos: universidade e residências (moveis SoHo);
- melhorar a forma de vender;
- Matéria prima mais barata;
- Adotar novos materiais;
- vai usar a marca MoniDani?;
- De onde virão os novos projetos de produtos?;
- Diversificar ou especializar?
Olhemos
detidamente as seguintes questões: vai usar a marca MoniDani?; de onde virão os
novos projetos de produtos?. Elas representam parte da essência do desafio da função
gerencial marketing, são situações que todo profissional de marketing enfrenta
na sua carreira e, na prática, se desenrola em decisões a serem tomadas,
ferramentas a serem usadas, procedimentos a serem sistematizados.
Decidir
qual marca usar (uma nova ou a atual) é tema-chave no mundo todo (qual nome dar
ao bolo?). Ter inteligência para alimentar as equipes de desenvolvimento de
produto, é outra questão-chave em marketing (que informação nos orienta sobre
como enfeitar o bolo e os sabores qeu são desejados?). é sim parte da responsabilidade
da área de marketing prover essas informações ( a outra parte fica por conta do
businness intelligence. Leia sobre isso)
Sobre
modelo de negócio, foi dito que a diversificação significa uma solicitação intensa
do modelo de negócio atual. Isto, pois ele é preparado/configurado para dar
conta da realidade que a estratégia atual apontou. Tempos atrás, certamente
opções e apostas foram feitas. A questão que fica é: este modelo de negócio atual
da MoniDani é capaz de responder às solicitações? Mais: suporta novas apostas?
Analisar
modelo de negócio é sempre interessante. Usamos a figura abaixo (aula de 18 às
20), que não significa o da MoniDani, pois é meramente ilustrativo:
Para rodar dois projetos de produtos, a
empresa está montada de uma forma. O projeto de produto descreve o produto
segundo as necessidades da produção e acaba por definir como ele será produzido,
a sequência de produção (descrita no projeto de processo).
Para dois produtos, se muito semelhantes, eles seguiriam quase que a mesma sequência de produção e quase que usariam as mesmas
máquinas e processos. Se forem dez produtos, e se forem diferentes, seriam necessários
novos processos, que poderiam significar novas sequências e novas máquinas. É o
caso de mudar de móveis de indústrias e de colégios para móveis
residenciais. Isso certamente levou o aluno Rodrigo (T10) a fazer a única
assunção estratégica para este tema dentre as turmas. Ele disse: “a empresa
deveria priorizar e reforçar o setor industrial”. Isso significaria adaptar novos
projetos de produtos, que seriam mudanças incrementais e não rupturas drásticas
com os modelos existentes. Isso significaria trabalhar em cima de um mercado já
conhecido, nada tão novo assim.
Nesta
aula também falamos de:
- Unilever, P&G e Nestlé. As duas primeiras dão, atualmente, a visibilidade às suas marcas que a última sempre deu.
- Consideramos: se a Unilever fosse entrar forte no setor de detergentes, ela deveria usar a marca OMO?
- Também falamos de uma coisa muito importante: ter competência pra produzir e ter competência pra vender. Listamos o exemplo muito vivo visto nas Bienais do Livro: a diferença entre os stands da Livraria da Travessa e o de uma Editora voltada a livros escolares. A Livraria da Travessa tem competência para atender e envolver o usuário, dá um verdadeiro abraço institucional nele, acumulou competência nesse processo.
- Vimos que a MoniDani não tem experiência ou competência em loja. Ela teria que desenvolver ou adquirir, comprar. Desenvolver ou comprar competência?
- Diversificar ou especializar?
- Que deveria fazer a MoniDani?
- Desenvolver a competência em loja ou adquirir? Como ela faria isso, adquirir.
Também vimos algo extremamente importante ao falar do uso da marca: a imagem que as pessoas tem da MoniDani; a maneira como ela é definida por eles. Usei a expressão posicionamento para tratar disso. Este tema - posicionamento - será visto nas aulas a seguir.
Viaje:
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