IH 171 - 2013-1s - Primeiro encontro- 04/06/2013
Algo bem interessante aconteceu quando da colocação do que seria marketing. O colega Thiago (T10), disse: “Marketing é enfeitar o bolo”.
Eu desenvolvi no quadro: Marketing – a arte de enfeitar o bolo.
A ideia central disso: trabalhar tudo o que envolve, literalmente, o ato de enfeitar o bolo. Sugeri questões que podem ser explorados, como:
- Do bolo em si;
- De quem faz e/ou enfeita o bolo;
- De para quem é o bolo;
- Do enfeite;
- Do enfeitar (posta por mim na aula da turma 11);
- Do porque termos bolo (e enfeitados);
- Dos sabores do bolo. (esta última uma contribuição do aluno Jonathan – T10)
Explorando ainda mais, saiu:
- Do bolo em si – tem a ver com o que é ofertado, a oferta que uma empresa faz;
- De quem faz e/ou enfeita o bolo – tem a ver com a empresa, a ofertante, e seus parceiros;
- De para quem é o bolo – tem a ver com a demanda, a procura, os consumidores, usuários, clientes etc;
- Do enfeite – do que é utilizado na ação de marketing para a arte de enfeitar;
- Do enfeitar – do processo de enfeitar; das tarefas e atividades envolvidas nessa arte;
- Do porque termos bolo (e enfeitados) – das características sócio, culturais, históricas etc. que predispõem uma sociedade a querer bolos e, algumas vezes, enfeitados; ou do porque algumas empresas escolhem enfeitar o bolo;
- Dos sabores do bolo – tem a ver com o grau de conhecimento, capacitações, inovações, competências, tecnologias disponíveis para enfeitar o bolo.
Essa ideia será seguida durante o curso. E para você, marketing é o quê? E sobre a arte de enfeitar o bolo, que contribuições você tem a oferecer? Como melhorar essa construção? Qual é o bolo da MoniDani?
Nenhum comentário:
Postar um comentário