quinta-feira, 13 de junho de 2013

IH 171 - 2013-1s – Terceiro Encontro- 11/06/2013

IH 171 - 2013-1s – Terceiro Encontro- 11/06/2013

Nesta aula, abordamos o conceito de relação

“Empresa ßà Mercado”

Trabalhamos com a ideia de que eles estão frequentemente e reciprocamente influenciando um ao outro. O que vem a ser uma questão crítica do ponto de vista da estratégia de negócios e, logicamente, da gestão de marketing. Por quê? Porque esta influência, quando se dá pela parte do mercado, pode ser significativa para a empresa, caso ela não consiga acompanhar e dar conta dela.  Considere que ambos, empresa e mercado, são entidades vivas e estão em constante atividade, sendo que o mercado é uma entidade imensamente mais complexa que uma simples empresa ou uma coleção de empresas dentro de um setor econômico.

A empresa pode influenciar o mercado? Sim, pode. Vimos os casos Apple, Danone e Coca-Cola. Essas empresas, superficialmente falando, determinam ritmo em seus mercados. Elas fazem uma coisa muito importante: lideram o processo de migração do valor dentro dos seus mercados. Migração do valor, o que é isso? Pense no pacote de benefícios que o I-phone entrega aos seus consumidores. Ele significa uma evolução no pacote de benefícios ofertados pelos telefones celulares. E a Apple certamente continuará definindo, por meio de sua estratégia de marketing, para onde vai (a rota de migração) o pacote de benefícios (valor para o cliente) nesse mercado. É assim que o valor migra em um mercado. O ideal é que a empresa possa influenciar o mercado.

A maioria das empresas segue as que podem determinar a migração do valor num mercado. Elas precisam ficar atentas aos elementos que influenciam o funcionamento do mercado: tecnologia, economia, política, meio-ambiente, sóciodemográfia e transformação cultural. Vimos que esse elementos (ou forças) representam desafios para o gerente de marketing. Toda vez que algo relativo a eles muda, estabelece-se uma pressão sobre as apostas de valor ao cliente ofertado pelos produtos da empresa, isto é, fica exposto o “enfeite que elas deram ao bolo”. Vimos o caso Danone Actvia e realizamos agora que os outros iogurtes precisam ser mais do que saudáveis (imagem usufruída por todo iogurte), eles precisam fazer um bem específico ao organismo. Acompanhe o que falamos, em aula, sobre os produtos Densia e Essenssis. Ou veja este link para maiores informações sobre como a Danone pratica a “arte de enfeitar o bolo” http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/danone-being-better-every-day.html.  

Essas forças, elementos ou influências fazem parte do item dois da nossa disciplina, ambiente de marketing (Veja no Quiosque). Eles só foram abordados para ilustrar o que enfrentará a empresa MoniDani, objeto do caso que tínhamos que ter discutidos hoje, mas que deixamos de fazê-lo porque não soubemos nos organizar. Vamos fazê-lo na próxima aula. Remonte às aulas de TGA e analise como que as organizações são influenciadas pelo ambiente em que operam.

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