IH 171 -
2013-1s – Terceiro Encontro- 11/06/2013
Nesta aula, abordamos o conceito de relação
“Empresa ßà Mercado”
Trabalhamos com a ideia de que eles estão frequentemente e
reciprocamente influenciando um ao outro. O que vem a ser uma questão crítica
do ponto de vista da estratégia de negócios e, logicamente, da gestão de
marketing. Por quê? Porque esta influência, quando se dá pela parte do mercado,
pode ser significativa para a empresa, caso ela não consiga acompanhar e dar
conta dela. Considere que ambos, empresa
e mercado, são entidades vivas e estão em constante atividade, sendo que o
mercado é uma entidade imensamente mais complexa que uma simples empresa ou uma
coleção de empresas dentro de um setor econômico.
A empresa pode influenciar o mercado? Sim, pode. Vimos os
casos Apple, Danone e Coca-Cola. Essas empresas, superficialmente falando,
determinam ritmo em seus mercados. Elas fazem uma coisa muito importante:
lideram o processo de migração do valor dentro dos seus mercados. Migração do
valor, o que é isso? Pense no pacote de benefícios que o I-phone entrega aos
seus consumidores. Ele significa uma evolução no pacote de benefícios ofertados
pelos telefones celulares. E a Apple certamente continuará definindo, por meio
de sua estratégia de marketing, para onde vai (a rota de migração) o pacote de
benefícios (valor para o cliente) nesse mercado. É assim que o valor migra em
um mercado. O ideal é que a empresa possa influenciar o mercado.
A maioria das empresas segue as que podem determinar a
migração do valor num mercado. Elas precisam ficar atentas aos elementos que
influenciam o funcionamento do mercado: tecnologia, economia, política,
meio-ambiente, sóciodemográfia e transformação cultural. Vimos que esse
elementos (ou forças) representam desafios para o gerente de marketing. Toda
vez que algo relativo a eles muda, estabelece-se uma pressão sobre as apostas de
valor ao cliente ofertado pelos produtos da empresa, isto é, fica exposto o “enfeite
que elas deram ao bolo”. Vimos o caso Danone Actvia e realizamos agora que os
outros iogurtes precisam ser mais do que saudáveis (imagem usufruída por todo
iogurte), eles precisam fazer um bem específico ao organismo. Acompanhe o que
falamos, em aula, sobre os produtos Densia e Essenssis. Ou veja este link para
maiores informações sobre como a Danone pratica a “arte de enfeitar o bolo” http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/danone-being-better-every-day.html.
Essas forças, elementos ou
influências fazem parte do item dois da nossa disciplina, ambiente de
marketing (Veja no Quiosque). Eles só foram abordados para ilustrar o que enfrentará a empresa
MoniDani, objeto do caso que tínhamos que ter discutidos hoje, mas que deixamos
de fazê-lo porque não soubemos nos organizar. Vamos fazê-lo na próxima aula.
Remonte às aulas de TGA e analise como que as organizações são influenciadas
pelo ambiente em que operam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário