quinta-feira, 13 de junho de 2013

IH 171 - 2013-1s - Segundo Encontro- 06/06/2013

IH 171 - 2013-1s - Segundo Encontro- 06/06/2013

Nesta aula, tratamos do que pode ser chamado de ângulos de observação do objeto marketing, conforme figura abaixo.



Objeto marketing, por quê? Porque a palavra marketing tem seu uso bastante difundido, porque muitos podem não saber bem o que seja marketing, mas é capaz de lhe atribuir o significado de vender, fazer propaganda ou mesmo de propaganda em si.

Na disciplina, para fins de esclarecimento e aprofundamento da análise, mostramos como este objeto pode ser entendido. Você, estudante, que teve a oportunidade de estudar mais detidamente marketing, deve saber que se trata de um objeto ou fenômeno com muita amplitude. Esta versatilidade de conhecimentos que você terá lhe ajudará a lidar com todas as possibilidades de abordagens do objeto.

A disciplina marketing, que por ora você desenvolve, é uma das principais na formação gerencial em todo o mundo. Neste curso você tem três disciplinas, mas já existe uma formação específica em marketing, isto é, existe bastante conhecimento sistematizado sobre as práticas do marketing ou tudo aquilo que envolve a função gerencial e a filosofia empresarial marketing. O campo de pesquisa em marketing também é muito rico e oferece muitas oportunidades. Uma das áreas mais sofisticadas é a de comportamento do consumidor. Entretanto, fica uma dica: marketing é uma área do saber que recebe muitos aportes de outras áreas, principalmente da Economia, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Filosofia.

Enquanto filosofia empresarial ou de negócios, marketing é tido como um paradigma, um conceito a orientar o comportamento e atitude das pessoas que se encontram nas organizações. Principalmente em relação aos clientes e parceiros fundamentais para a sustentabilidade dos negócios. Este conceito (de marketing) preconiza que todas as organizações, com ou sem fins lucrativos, devem estar voltadas para a satisfação dos seus clientes, através da pesquisa e avaliação da evolução de seus desejos e necessidades e da oferta de soluções apropriadas para satisfazê-los. Em verdade, os panfletários dessa filosofia acreditam que todos dentro de uma organização deveriam estar conscientes da importância dos clientes e que deveriam, dentro de suas possibilidades, estar habilitados para ajuda-los.

É uma visão contemporânea, esta. É tem a ver com a inexistência, em algumas organizações, de uma área específica de marketing. Marketing deveria ser responsabilidade de todos. Podemos ver sua importância e aplicação na maioria das empresas que temos, que não necessariamente tem uma área de marketing ou está dividida de maneira que a tenha. Fica a pergunta: se não tem esta área, a empresa não faz marketing? Ela o comercializa o que comercializa baseada em que conhecimento ou certeza sobre o comportamento do seu mercado? Faz-se tudo sem ferramentas apropriadas? Certamente há conhecimento e ferramentas, talvez não tenha a sofisticação e sistematização que se vê em grandes empresas que temos pelo mundo.

Embora esse pensamento esteja em voga atualmente, a preocupação com ele é antiga. Veja o conceito a seguir, extraído de “Felton, A P. (1959). “Making the marketing concept work”.                             Harvard Business Review, 37(4), 55-65”:

"O conceito de marketing é um estado de espírito corporativo que existe na integração e coordenação de todas as funções de marketing, as quais, por sua vez, estão fundidas com todas as outras funções corporativas para o objetivo básico de produzir lucros de longo alcance".

Enquanto função gerencial ou coleção de processos de negócios - este o principal objeto de estudo da nossa disciplina -, marketing é uma área de tomada de decisão rotineira dentro de uma empresa. E, superficialmente falando, tem a ver com o “estar voltado para a satisfação dos clientes, através da pesquisa e avaliação da evolução de desejos e necessidades e da oferta de soluções apropriadas para satisfazê-los”. Pesquisar e avaliar a evolução dos desejos e necessidades e ofertar as soluções apropriadas para satisfação envolve muitas atividades e tarefas, requer muitas ferramentas, competências e habilidades. Como se faz a pesquisa, avaliação da evolução dos desejos e necessidades e a oferta de soluções apropriadas? Quanto isso envolve em termos de pessoas, recursos e ferramentas? Por exemplo, considerando que um fabricante de chapéu precise acompanhar as transformações no seu ambiente de negócios, como ele faria para dar conta das exigências dos clientes, compradores e consumidores? Considere que ele, o fabricante, precisa saber como muda e para onde muda o ambiente de negócios e o que deve ser entregue ao mercado para satisfazer essas exigências. Enumere as atividades que você pensa ser necessárias para que isso se torne realidade. Apresente-os em aula.

São muitas as atividades, procedimentos e tarefas relativas à função gerencial marketing e nelas nos concentraremos. Em Administração Mercadológica II, próxima disciplina, vocês irão aprofundar esse estudo, observando o que costuma-se chamar de decisões estratégicas do composto de marketing ou de produto, preço, praça, promoção etc. 

São muitas as atividades envolvidas com a arte de enfeitar o bolo. Qual é o bolo do fabricante de chapéus? Que enfeites devem ter os bolos? Os usuários dos "bolos" buscam as mesmas coisas ou querem bolos diferentes? Quais são as oportunidades e ameças para estes fabricantes e enfeitadores de bolos?

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