IH 171 - 2013-1s - Segundo Encontro- 06/06/2013
Nesta aula, tratamos do que pode ser chamado de ângulos de observação do objeto marketing, conforme figura abaixo.
Objeto marketing, por quê? Porque a palavra marketing tem
seu uso bastante difundido, porque muitos podem não saber bem o que seja
marketing, mas é capaz de lhe atribuir o significado de vender, fazer
propaganda ou mesmo de propaganda em si.
Na disciplina, para fins de esclarecimento e aprofundamento
da análise, mostramos como este objeto pode ser entendido. Você, estudante, que
teve a oportunidade de estudar mais detidamente marketing, deve saber que se
trata de um objeto ou fenômeno com muita amplitude. Esta versatilidade de
conhecimentos que você terá lhe ajudará a lidar com todas as possibilidades de
abordagens do objeto.
A disciplina marketing, que por
ora você desenvolve, é uma das principais na formação gerencial em todo o
mundo. Neste curso você tem três disciplinas, mas já existe uma formação
específica em marketing, isto é, existe bastante conhecimento sistematizado
sobre as práticas do marketing ou tudo aquilo que envolve a função gerencial e
a filosofia empresarial marketing. O campo de pesquisa em marketing também é
muito rico e oferece muitas oportunidades. Uma das áreas mais sofisticadas é a
de comportamento do consumidor. Entretanto, fica uma dica: marketing é uma área
do saber que recebe muitos aportes de outras áreas, principalmente da Economia,
Psicologia, Sociologia, Antropologia e Filosofia.
Enquanto filosofia empresarial ou
de negócios, marketing é tido como um paradigma, um conceito a orientar o
comportamento e atitude das pessoas que se encontram nas organizações.
Principalmente em relação aos clientes e parceiros fundamentais para a
sustentabilidade dos negócios. Este conceito (de marketing) preconiza que todas
as organizações, com ou sem fins lucrativos, devem estar voltadas para a
satisfação dos seus clientes, através da pesquisa e avaliação da evolução de
seus desejos e necessidades e da oferta de soluções apropriadas para
satisfazê-los. Em verdade, os panfletários dessa filosofia acreditam que todos
dentro de uma organização deveriam estar conscientes da importância dos
clientes e que deveriam, dentro de suas possibilidades, estar habilitados para
ajuda-los.
É uma visão contemporânea, esta.
É tem a ver com a inexistência, em algumas organizações, de uma área específica
de marketing. Marketing deveria ser responsabilidade de todos. Podemos ver sua
importância e aplicação na maioria das empresas que temos, que não
necessariamente tem uma área de marketing ou está dividida de maneira que a
tenha. Fica a pergunta: se não tem esta área, a empresa não faz marketing? Ela
o comercializa o que comercializa baseada em que conhecimento ou certeza sobre
o comportamento do seu mercado? Faz-se tudo sem ferramentas apropriadas?
Certamente há conhecimento e ferramentas, talvez não tenha a sofisticação e
sistematização que se vê em grandes empresas que temos pelo mundo.
Embora esse pensamento esteja em
voga atualmente, a preocupação com ele é antiga. Veja o conceito a seguir,
extraído de “Felton, A P. (1959). “Making the marketing concept work”. Harvard Business
Review, 37(4), 55-65”:
"O conceito de marketing é um estado de espírito corporativo que existe
na integração e coordenação de todas as funções de marketing, as quais, por sua
vez, estão fundidas com todas as outras funções corporativas para o objetivo
básico de produzir lucros de longo alcance".
Enquanto função gerencial ou coleção
de processos de negócios - este o principal objeto de estudo da nossa
disciplina -, marketing é uma área de tomada de decisão rotineira dentro de uma
empresa. E, superficialmente falando, tem a ver com o “estar voltado para a satisfação dos clientes, através da pesquisa e
avaliação da evolução de desejos e necessidades e da oferta de soluções
apropriadas para satisfazê-los”. Pesquisar e avaliar a evolução dos desejos
e necessidades e ofertar as soluções apropriadas para satisfação envolve muitas
atividades e tarefas, requer muitas ferramentas, competências e habilidades.
Como se faz a pesquisa, avaliação da evolução dos desejos e necessidades e a
oferta de soluções apropriadas? Quanto isso envolve em termos de pessoas,
recursos e ferramentas? Por exemplo, considerando que um fabricante de chapéu precise
acompanhar as transformações no seu ambiente de negócios, como ele faria para
dar conta das exigências dos clientes, compradores e consumidores? Considere
que ele, o fabricante, precisa saber como muda e para onde muda o ambiente de
negócios e o que deve ser entregue ao mercado para satisfazer essas exigências.
Enumere as atividades que você pensa ser necessárias para que isso se torne
realidade. Apresente-os em aula.
São muitas as atividades,
procedimentos e tarefas relativas à função gerencial marketing e nelas nos
concentraremos. Em Administração Mercadológica II, próxima disciplina, vocês
irão aprofundar esse estudo, observando o que costuma-se chamar de decisões estratégicas
do composto de marketing ou de produto, preço, praça, promoção etc.
São muitas as atividades envolvidas com a arte de enfeitar o bolo. Qual é o bolo do fabricante de chapéus? Que enfeites devem ter os bolos? Os usuários dos "bolos" buscam as mesmas coisas ou querem bolos diferentes? Quais são as oportunidades e ameças para estes fabricantes e enfeitadores de bolos?
São muitas as atividades envolvidas com a arte de enfeitar o bolo. Qual é o bolo do fabricante de chapéus? Que enfeites devem ter os bolos? Os usuários dos "bolos" buscam as mesmas coisas ou querem bolos diferentes? Quais são as oportunidades e ameças para estes fabricantes e enfeitadores de bolos?
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